Foto: Grupo A Hora
Subiu para 194 o número de imóveis destruídos em parte ou totalmente pela enchente no Vale do Taquari, segundo levantamento divulgado pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e leva em consideração quatro municípios em que as vistorias foram realizadas até o momento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A equipe de engenheiros percorreu as cidades de Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul para avaliar as condições estruturais de residências e estabelecimentos públicos e comerciais. De acordo com o balanço parcial, ao todo 732 imóveis foram vistoriados. Os números serão atualizados periodicamente.
A situação mais crítica tem sido registrada em Roca Sales, onde os engenheiros visitaram 357 locais e constataram que 147 delas podem ser habitadas normalmente. Em Muçum, também foram contabilizados 67 imóveis destruídos. De acordo com o levantamento, Arroio do Meio tem 43 imóveis destruídos parcial ou completamente. Por fim, Cruzeiro do Sul teve 43 imóveis avaliados, mas não registraram comprometimento estrutural.
O levantamento de danos estruturais nas cidades gaúchas impactadas pelas chuvas intensas nas últimas semanas, especialmente na região do Vale do Taquari, continua nos próximos dias. Mais profissionais devem ser contratados para reforçar os trabalhos.
De acordo com o governo do Estado, engenheiros foram cedidos voluntariamente pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), pela Associação de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari e pelas instituições de ensino superior Univates, Unilasalle e Unisinos.